Estudei, refleti, aprendi e apliquei...
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
I - Relatório da Atividade utilizando Tecnologias Assistiva - Trabalhando com símbolos
Professora: Selmara Magalhães Baésse
Aluno: Jonas
Idade: 9 anos
Nível de escolaridade: 3º Ano do Ensino fundamental
Tipo de Necessidades Especial:
- Apresenta distúrbio mental
- Dificuldade na fala
1. Atividade Planejada
Atividade: - Reconhecer as placas de Sinalização de trânsito;
- Reconhecer as figuras do dominó e juntar os pares;
- Reconhecer os símbolos.
Objetivos:
- Valorizar todos os sinais expressivos do sujeito, ordenando-os para estabelecimento de uma comunicação rápida e eficiente;
- Tornar o sujeito mais independente e competente possível em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros,na escola e na comunidade;
- Utilizar recursos alternativos para que a comunicação do aluno se torne efetiva ao utilizar as vias públicas;
- Construir e ampliar através da simbologia gráfica: expressão , questionamento, desejos, sentimentos e entendimento.
Material Usado: - Placas de Sinalização de trânsito;
- Dominó de símbolos
2. Tecnologia Assistiva escolhida
Comunicação Aumentativa e Alternativa (Pranchas de Comunicação)
3. Reflexão sobre a experiência:
3.a Ao ministrar essa atividade não tive dúvida que iria dar certo, apesar da aula ter sido lúdica e acima de tudo foi prazerosa. Fiquei feliz por ter alcançado os objetivos pretendidos. No início percebi que o aluno ficou meio nervoso, então realizei primeiro essa atividade com a vice-coordenadora da escola, depois procurei incentivá-lo, fomos para a biblioteca, um ambiente que estava mais tranqüilo e depois começamos a atividade brincando. O aluno brincou tanto que deu trabalho para retornar a sala de aula. Essa atividade para esse aluno foi elementar, pois o mesmo superou minhas expectativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário